15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o Natal para educação infantil

1. Cartão de Natal Personalizado

Os alunos podem criar cartões de Natal personalizados utilizando materiais recicláveis, como papelão e papel de presente. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora, além de promover o conceito de sustentabilidade. As habilidades da BNCC relacionadas são: EF15AR01 (Produzir e criar) e EF15AR02 (Experimentar e explorar diferentes materiais).

2. Contação de Histórias de Natal

Realizar uma sessão de contação de histórias sobre o Natal, utilizando livros ilustrados e fantoches. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da linguagem oral e da imaginação. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas incluem: EF15LP01 (Escutar e compreender) e EF15LP02 (Produzir e registrar oralmente).

3. Música e Dança de Natal

Ensinar canções natalinas e criar uma coreografia simples para que as crianças possam dançar. Essa atividade promove a expressão corporal e o trabalho em grupo. As habilidades da BNCC são: EF15AR03 (Participar de atividades de dança) e EF15AR04 (Criar e improvisar movimentos).

4. Montagem de Árvore de Natal

As crianças podem participar da montagem de uma árvore de Natal utilizando enfeites feitos por elas mesmas. Essa atividade estimula a colaboração e a organização. As habilidades da BNCC correspondentes são: EF15LP03 (Interagir e participar) e EF15AR05 (Criar e organizar espaços).

5. Oficina de Culinária Natalina

Realizar uma oficina de culinária onde os alunos podem preparar biscoitos ou cupcakes decorados com temas natalinos. Essa atividade desenvolve habilidades motoras e o trabalho em equipe. As habilidades da BNCC são: EF15CI01 (Experimentar e investigar) e EF15LP04 (Produzir textos culinários).

6. Decoração da Sala de Aula

Os alunos podem ajudar a decorar a sala de aula com temas natalinos, utilizando recortes e colagens. Essa atividade estimula a criatividade e o senso estético. As habilidades da BNCC são: EF15AR06 (Criar e expressar) e EF15AR07 (Apreciar obras de arte).

7. Jogo de Memória Natalino

Criar um jogo de memória com figuras relacionadas ao Natal, como árvores, presentes e Papai Noel. Essa atividade estimula a memória e a concentração. As habilidades da BNCC são: EF15MA01 (Resolver problemas) e EF15MA02 (Desenvolver estratégias de jogo).

8. Cartaz de Boas Festas

Os alunos podem criar um cartaz coletivo com mensagens de boas festas e desenhos natalinos. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística. As habilidades da BNCC são: EF15AR08 (Participar de atividades artísticas) e EF15LP05 (Produzir textos coletivos).

9. Teatro de Fantoches de Natal

Realizar uma apresentação de teatro de fantoches com histórias natalinas. Essa atividade desenvolve a criatividade e a expressão oral. As habilidades da BNCC são: EF15AR09 (Criar e apresentar) e EF15LP06 (Interagir em situações de comunicação).

10. Caça ao Tesouro Natalino

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas ao Natal, onde as crianças devem encontrar pequenos presentes ou doces. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. As habilidades da BNCC são: EF15MA03 (Planejar e executar) e EF15EF01 (Participar de jogos e brincadeiras).