15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre as cores

1. Pintura com as Cores Primárias

Uma atividade clássica que envolve a mistura de cores primárias (vermelho, azul e amarelo) para criar novas cores. Os alunos podem usar tintas ou até mesmo materiais como água e corante. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que propõe a exploração de diferentes formas de expressão artística.

2. Caça às Cores na Natureza

Os alunos podem sair para um passeio ao ar livre e procurar objetos que correspondam a diferentes cores. Essa atividade promove a observação e a identificação de cores no ambiente natural, alinhando-se à habilidade EF02CI02, que incentiva a exploração do meio ambiente.

3. Criação de um Mural Colorido

Os alunos podem criar um mural coletivo utilizando recortes de revistas, papéis coloridos e outros materiais. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que envolve a criação de obras coletivas.

4. Jogo das Cores

Um jogo interativo onde os alunos devem identificar e nomear cores em objetos ao redor da sala. Essa atividade pode ser realizada em forma de competição, promovendo o aprendizado lúdico e alinhando-se à habilidade EF01LP01, que foca no desenvolvimento da linguagem oral.

5. Experiência com Cores e Luz

Utilizando lanternas coloridas, os alunos podem explorar como as cores se misturam quando a luz é projetada. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI03, que aborda a relação entre luz e cor nas ciências.

6. Contação de Histórias Coloridas

Os alunos podem criar e contar histórias que envolvem cores, utilizando fantoches ou ilustrações. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15LP01, que foca na produção de narrativas.

7. Experiência de Cores com Alimentos

Os alunos podem explorar cores através de alimentos, como frutas e vegetais, e até mesmo fazer sucos coloridos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI04, que incentiva a exploração de diferentes materiais e suas propriedades.

8. Desenho com Cores Emocionais

Os alunos podem desenhar utilizando cores que representam suas emoções. Essa atividade promove a autoexpressão e a reflexão, alinhando-se à habilidade EF15AR03, que envolve a interpretação de obras de arte.

9. Criação de um Livro das Cores

Os alunos podem criar um livro ilustrado onde cada página representa uma cor e objetos que a representam. Essa atividade estimula a criatividade e a organização, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos.

10. Experiência de Cores com Água

Utilizando água e corantes, os alunos podem observar como as cores se misturam e se espalham. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI05, que aborda experimentos e observações científicas.