15 Ideias de Atividades (BNCC) sistema digestório

1. Montagem do Sistema Digestório

Nesta atividade, os alunos irão montar um modelo do sistema digestório utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET e papelão. A proposta é que cada aluno represente uma parte do sistema, como esôfago, estômago e intestinos, e explique a função de cada órgão durante a apresentação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF05CI03, que aborda a identificação das funções dos órgãos do corpo humano.

2. Jogo da Memória do Sistema Digestório

Os alunos criarão um jogo da memória com cartões que representam diferentes órgãos do sistema digestório e suas funções. Os cartões podem ser ilustrados e os alunos devem explicar a função de cada órgão ao encontrar os pares. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF05CI04, que envolve a compreensão das funções dos sistemas do corpo humano.

3. Experiência com Digestão

Os alunos realizarão uma experiência simples para observar o processo de digestão. Utilizando alimentos como pão e vinagre, eles poderão ver como os alimentos se decompõem. Após a atividade, os alunos devem relatar suas observações e relacionar com o que acontece no sistema digestório humano, alinhando-se à habilidade BNCC EF05CI05.

4. Criação de um Diário Alimentar

Cada aluno deverá manter um diário alimentar por uma semana, registrando tudo o que come e bebe. Em seguida, eles apresentarão como esses alimentos são processados pelo sistema digestório, relacionando com as partes do sistema. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EF05CI06, que envolve a relação entre alimentação e saúde.

5. Teatro de Fantoches: A Jornada do Alimento

Os alunos criarão um teatro de fantoches onde cada fantoche representará um alimento e os órgãos do sistema digestório. Através da dramatização, eles mostrarão a jornada do alimento desde a boca até a saída do corpo. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF05CI03, que trata da compreensão das funções dos órgãos do corpo humano.

6. Mapa Mental do Sistema Digestório

Os alunos irão criar um mapa mental que ilustra o sistema digestório, incluindo os órgãos e suas funções. Eles poderão usar cores e desenhos para tornar o mapa mais atrativo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF05CI01, que envolve a representação de informações de forma visual.

7. Debate sobre Alimentação Saudável

Os alunos participarão de um debate sobre a importância de uma alimentação saudável e como isso impacta o sistema digestório. Eles devem pesquisar e apresentar argumentos sobre alimentos que favorecem ou prejudicam a saúde digestiva. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF05CI06, que aborda a relação entre alimentação e saúde.

8. Criação de um Vídeo Educativo

Os alunos deverão produzir um vídeo educativo explicando o funcionamento do sistema digestório. Eles podem usar animações, desenhos ou até mesmo encenações. O vídeo deve ser apresentado para a turma, promovendo a troca de conhecimentos. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF05CI04, que envolve a compreensão das funções dos sistemas do corpo humano.

9. Quiz Interativo sobre o Sistema Digestório

Os alunos criarão um quiz interativo utilizando plataformas digitais, onde poderão testar os conhecimentos dos colegas sobre o sistema digestório. As perguntas devem incluir funções dos órgãos, processos digestivos e a importância da alimentação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF05CI02, que envolve a pesquisa e a construção de conhecimentos.

10. Visita a um Mercado ou Feira Livre

Os alunos realizarão uma visita a um mercado ou feira livre para observar os diferentes tipos de alimentos disponíveis. Após a visita, eles deverão relacionar os alimentos com suas funções no sistema digestório e discutir a importância de uma dieta equilibrada. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF05CI06, que aborda a relação entre alimentação e saúde.