15 Ideias de Atividades (BNCC) educação especial ensino fundamental

1. Jogo da Memória Inclusivo

O Jogo da Memória é uma atividade que pode ser adaptada para atender às necessidades de alunos com diferentes deficiências. Os alunos podem criar cartões com imagens e palavras que representam conceitos estudados em sala de aula. Essa atividade estimula a memória e a associação de ideias, promovendo a inclusão. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias utilizando fantoches é uma excelente forma de engajar alunos com dificuldades de comunicação. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e contar histórias que refletem suas vivências. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividades de Arte com Materiais Recicláveis

Promover atividades artísticas utilizando materiais recicláveis é uma maneira de estimular a criatividade e a consciência ambiental. Os alunos podem criar obras de arte que representem temas estudados, desenvolvendo habilidades motoras e cognitivas. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Caça ao Tesouro com Pistas em Braille

Uma caça ao tesouro que inclua pistas em Braille pode ser uma atividade inclusiva para alunos com deficiência visual. Os alunos podem trabalhar em grupos para encontrar os tesouros, promovendo o trabalho em equipe e a inclusão. Habilidade BNCC: EF15EF01.

5. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Os jogos de tabuleiro podem ser adaptados para atender às necessidades de alunos com diferentes deficiências. Criar um jogo que envolva matemática ou leitura pode ser uma forma divertida de aprender. Habilidade BNCC: EF15MA01.

6. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula pode despertar o interesse pela ciência. Os alunos podem trabalhar em grupos para realizar experimentos que expliquem conceitos básicos, como a flutuação e a mistura de cores. Habilidade BNCC: EF15CI01.

7. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento nas aulas pode ser uma forma eficaz de engajar todos os alunos. Criar coreografias simples que acompanhem músicas conhecidas pode ajudar a desenvolver a coordenação motora e a socialização. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem criar um jornal da turma, onde cada um contribui com uma seção. Essa atividade estimula a escrita, a leitura e o trabalho em equipe, além de promover a inclusão de todos os alunos nas atividades. Habilidade BNCC: EF15LP03.

9. Atividades de Culinária

Realizar atividades de culinária em sala de aula pode ser uma forma divertida de ensinar matemática e ciências. Os alunos podem seguir receitas simples, medindo ingredientes e aprendendo sobre reações químicas. Habilidade BNCC: EF15MA02.

10. Teatro de Sombras

O teatro de sombras é uma atividade que permite que os alunos explorem a criatividade e a expressão artística. Eles podem criar histórias e personagens, utilizando luz e sombras para contar suas narrativas. Habilidade BNCC: EF15AR03.

11. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem no currículo pode ensinar os alunos sobre a natureza e a importância da preservação ambiental. Os alunos podem plantar sementes e acompanhar o crescimento das plantas, desenvolvendo responsabilidade e cuidado. Habilidade BNCC: EF15CI02.

12. Criação de Jogos de Raciocínio Lógico

Os alunos podem criar seus próprios jogos de raciocínio lógico, utilizando materiais simples. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas, sendo uma excelente forma de aprendizado. Habilidade BNCC: EF15MA03.

13. Atividades de Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que pode ser adaptada para incluir alunos com diferentes níveis de habilidade. Os alunos podem ler em grupos, discutindo o texto e promovendo a inclusão. Habilidade BNCC: EF15LP04.

14. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo habilidades de escrita e criatividade. Essa atividade pode ser adaptada para incluir diferentes formatos e estilos, promovendo a expressão individual. Habilidade BNCC: EF15LP05.

15. Atividades de Dança Inclusiva

A dança inclusiva é uma forma de promover a expressão corporal e a socialização entre os alunos. Os professores podem criar coreografias que permitam a participação de todos, independentemente de suas habilidades. Habilidade BNCC: EF15AR04.