15 Ideias de Atividades (BNCC) para aluno cego

1. Atividade de Sensação Táctil

Uma das atividades mais eficazes para alunos cegos é a exploração de diferentes texturas. Os alunos podem tocar em objetos com superfícies variadas, como lixas, algodão, papel alumínio e borracha. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP02, que envolve a percepção de diferentes materiais e suas características.

2. Jogo de Sons

Utilizar sons para ensinar conceitos é uma excelente estratégia. Crie um jogo onde os alunos devem identificar sons de animais, instrumentos musicais ou sons da natureza. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR01, que aborda a apreciação e a identificação de diferentes sons e ritmos.

3. Leitura em Braille

Introduzir os alunos ao sistema Braille é fundamental. Propor atividades onde eles possam ler e escrever em Braille, utilizando materiais como papel especial e canetas específicas, pode ser muito enriquecedor. Essa prática está alinhada com a habilidade EF15LP03, que trata da leitura e escrita em diferentes sistemas de escrita.

4. Criação de Histórias Sonoras

Os alunos podem criar suas próprias histórias utilizando sons e narrações. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de estar relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos orais e escritos.

5. Jogos de Memória com Texturas

Desenvolver um jogo de memória utilizando cartões com diferentes texturas pode ser uma forma divertida de trabalhar a memória e a associação. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP05, que aborda a memória e a atenção em atividades lúdicas.

6. Experimentos com Cheiros

Explorar diferentes aromas através de frascos com essências variadas pode ser uma atividade sensorial interessante. Os alunos podem adivinhar os cheiros e associá-los a objetos ou alimentos, alinhando-se à habilidade EF15CI01, que envolve a observação e a descrição de características dos seres vivos e não vivos.

7. Atividades de Movimento e Espaço

Propor atividades que envolvam movimento, como dança ou jogos de imitação, pode ajudar os alunos a desenvolverem a consciência corporal. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15EF01, que trata do desenvolvimento motor e da percepção espacial.

8. Criação de Mapas Tácteis

Os alunos podem criar mapas táteis de suas casas ou da escola utilizando materiais como papelão e cordas. Essa atividade ajuda na compreensão do espaço e pode ser vinculada à habilidade EF15GE01, que envolve a leitura e interpretação de mapas.

9. Contação de Histórias com Objetos

Utilizar objetos para contar histórias é uma forma de engajar os alunos. Eles podem tocar e manipular os objetos enquanto a história é narrada, promovendo a habilidade EF15LP06, que trata da interpretação de narrativas.

10. Atividades de Jardinagem

Envolver os alunos em atividades de jardinagem, onde eles possam tocar e sentir as plantas, é uma ótima maneira de ensinar sobre a natureza. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15CI02, que aborda a observação e o cuidado com o meio ambiente.

11. Jogos de Rimas e Sons

Propor jogos que envolvam rimas e sons pode ajudar os alunos a desenvolverem a linguagem oral. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP07, que trata da produção e apreciação de poesias e rimas.

12. Atividades de Culinária

Realizar atividades de culinária, onde os alunos possam tocar e sentir os ingredientes, é uma forma prática de aprender sobre medidas e proporções. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MAT01, que envolve a resolução de problemas matemáticos em contextos reais.

13. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção sonora, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que trata da produção musical.

14. Atividades de Teatro Sensorial

Propor atividades de teatro onde os alunos possam explorar diferentes personagens através do toque e da voz é uma forma de desenvolver a expressão artística. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR03, que envolve a criação e a interpretação de cenas teatrais.

15. Exploração de Ambientes Naturais

Levar os alunos para explorar ambientes naturais, como parques ou jardins, pode ser uma forma de aprender sobre a biodiversidade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI03, que trata da observação e do respeito à natureza.