15 Ideias de Atividades (BNCC) formas geométricas maternal 2

1. Caça ao Tesouro Geométrico

Nesta atividade, os alunos devem procurar formas geométricas escondidas pela sala de aula ou no pátio da escola. O professor pode criar pistas que levem os alunos a encontrar figuras como triângulos, quadrados e círculos. Essa atividade estimula a observação e a identificação das formas no ambiente, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: (EF15MA01).

2. Desenho de Formas com Giz

Os alunos podem utilizar giz colorido para desenhar diferentes formas geométricas no chão. Essa atividade permite que as crianças explorem as dimensões e as características de cada forma, além de desenvolver a coordenação motora. O professor pode solicitar que os alunos desenhem formas específicas ou que criem composições artísticas utilizando várias figuras. Habilidade BNCC: (EF15MA02).

3. Montagem de Formas com Materiais Recicláveis

Utilizando materiais recicláveis, como papelão, tampinhas e garrafas, os alunos podem criar modelos tridimensionais de formas geométricas. Essa atividade incentiva a criatividade e a consciência ambiental, além de permitir que as crianças compreendam melhor as propriedades das formas. Habilidade BNCC: (EF15MA03).

4. Jogo de Memória Geométrico

O professor pode criar um jogo de memória utilizando cartões com diferentes formas geométricas. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a reforçar o reconhecimento das figuras e a desenvolver a memória. Habilidade BNCC: (EF15MA04).

5. Formas na Natureza

Os alunos podem realizar uma caminhada pelo entorno da escola para observar formas geométricas na natureza, como folhas, flores e pedras. Após a atividade, eles podem desenhar ou fotografar as formas encontradas, promovendo a conexão entre a matemática e o mundo natural. Habilidade BNCC: (EF15MA05).

6. Construção de um Mural Geométrico

Os alunos podem colaborar na criação de um mural utilizando recortes de papel colorido para formar um grande painel com diversas figuras geométricas. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a criatividade, além de permitir que as crianças aprendam sobre a combinação de formas. Habilidade BNCC: (EF15MA06).

7. Formas em Movimento

Os alunos podem participar de uma atividade em que devem representar diferentes formas geométricas com o corpo, como formar um triângulo ou um quadrado. Essa atividade promove a consciência corporal e a compreensão das formas de maneira lúdica. Habilidade BNCC: (EF15MA07).

8. Pintura de Formas Geométricas

Nesta atividade, os alunos podem pintar formas geométricas em folhas de papel, utilizando diferentes cores e texturas. O professor pode incentivar a discussão sobre as características de cada forma e suas aplicações no cotidiano. Habilidade BNCC: (EF15MA08).

9. Formas e Música

Os alunos podem criar uma coreografia que represente diferentes formas geométricas, utilizando músicas que tenham ritmos variados. Essa atividade integra arte e matemática, permitindo que as crianças expressem suas ideias de forma criativa. Habilidade BNCC: (EF15MA09).

10. Jogo de Classificação de Formas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem classificar diferentes objetos de acordo com suas formas geométricas. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a habilidade de categorizar, além de reforçar o aprendizado das formas. Habilidade BNCC: (EF15MA10).

11. Quebra-Cabeça Geométrico

Os alunos podem montar quebra-cabeças que contenham formas geométricas. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas, além de ser uma forma divertida de aprender sobre as figuras. Habilidade BNCC: (EF15MA11).

12. Formas em Família

Os alunos podem convidar seus familiares para uma atividade em que todos devem trazer objetos de casa que representem formas geométricas. Essa interação entre escola e família enriquece o aprendizado e promove a troca de experiências. Habilidade BNCC: (EF15MA12).

13. Criação de Histórias com Formas

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando formas geométricas como personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de reforçar o reconhecimento das figuras de maneira lúdica. Habilidade BNCC: (EF15MA13).

14. Formas e Cores

Nesta atividade, os alunos devem associar diferentes formas geométricas a cores específicas, criando um jogo de combinação. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção visual e a associação de ideias. Habilidade BNCC: (EF15MA14).

15. Desafio das Formas

Os alunos podem participar de um desafio em que devem encontrar o maior número possível de formas geométricas em um determinado tempo. Essa atividade promove a competição saudável e o aprendizado ativo. Habilidade BNCC: (EF15MA15).