15 Ideias de Atividades (BNCC) ciências 6º ano

1. Experimentos com Plantas

Os alunos podem realizar experimentos simples com diferentes tipos de plantas, observando o crescimento em condições variadas, como luz, água e solo. Essa atividade está alinhada à habilidade 6º ano – Ciências (EF06CI01), que envolve a investigação das condições necessárias para o desenvolvimento dos seres vivos.

2. Ciclo da Água

Uma atividade prática sobre o ciclo da água pode ser realizada através da construção de um mini ecossistema em garrafas PET. Os alunos devem observar e registrar as etapas do ciclo, como evaporação, condensação e precipitação, desenvolvendo a habilidade 6º ano – Ciências (EF06CI02), que trata dos processos naturais que ocorrem no meio ambiente.

3. Classificação de Animais

Os estudantes podem criar um mural com diferentes espécies de animais, classificando-os em grupos como mamíferos, aves, répteis, entre outros. Essa atividade promove a habilidade 6º ano – Ciências (EF06CI03), que envolve a identificação e classificação dos seres vivos segundo suas características.

4. Experiência com Magnetismo

Realizar experiências com ímãs e objetos metálicos ajuda os alunos a entenderem os conceitos de magnetismo. Eles podem explorar quais materiais são atraídos e quais não são, alinhando-se à habilidade 6º ano – Ciências (EF06CI04), que aborda as propriedades dos materiais e suas interações.

5. Observação de Insetos

Os alunos podem coletar e observar insetos em um ambiente natural, registrando suas características e comportamentos. Essa atividade está relacionada à habilidade 6º ano – Ciências (EF06CI05), que envolve a observação e descrição de seres vivos em seu habitat.

6. Estudo do Solo

Uma atividade de análise do solo pode ser realizada, onde os alunos coletam amostras de diferentes locais e observam suas características físicas e químicas. Isso se relaciona à habilidade 6º ano – Ciências (EF06CI06), que trata da importância do solo para a vida e suas propriedades.

7. Construção de Maquetes

Os alunos podem construir maquetes que representem diferentes ecossistemas, como florestas, desertos e oceanos. Essa atividade promove a habilidade 6º ano – Ciências (EF06CI07), que envolve a compreensão das interações entre os seres vivos e o ambiente.

8. Experimentos com Água e Óleo

Realizar experimentos que demonstrem a imiscibilidade entre água e óleo ajuda os alunos a entenderem conceitos de densidade e propriedades dos líquidos. Essa atividade está alinhada à habilidade 6º ano – Ciências (EF06CI08), que aborda as propriedades dos materiais e suas interações.

9. Observação do Céu

Os alunos podem realizar observações astronômicas, registrando a posição do sol, da lua e das estrelas ao longo do dia. Essa atividade está relacionada à habilidade 6º ano – Ciências (EF06CI09), que envolve a compreensão dos fenômenos naturais e suas causas.

10. Criação de um Diário de Campo

Os estudantes podem manter um diário de campo onde registram suas observações sobre a natureza, incluindo plantas, animais e fenômenos climáticos. Essa atividade promove a habilidade 6º ano – Ciências (EF06CI10), que envolve a prática de investigação científica e registro de dados.