15 Ideias de Atividades (BNCC) frações 4º ano

1. Jogo de Frações com Cartas

Uma atividade lúdica que envolve o uso de cartas com diferentes frações. Os alunos devem combinar as cartas que representam a mesma fração ou que são equivalentes. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a identificação de frações equivalentes, alinhando-se à habilidade BNCC (EF03MA10).

2. Frações na Cozinha

Os alunos podem preparar uma receita simples, como um bolo, utilizando medidas fracionárias. Essa atividade permite que os estudantes compreendam a aplicação prática das frações no dia a dia, além de desenvolver habilidades de medição e proporção, conforme a habilidade BNCC (EF03MA12).

3. Quebra-Cabeça de Frações

Crie um quebra-cabeça onde cada peça representa uma fração. Os alunos devem montar o quebra-cabeça, unindo as frações equivalentes. Essa atividade é excelente para trabalhar a visualização e a comparação de frações, atendendo à habilidade BNCC (EF03MA10).

4. Jogo da Velha com Frações

Modifique o tradicional jogo da velha, utilizando frações em vez de X e O. Os alunos devem preencher as casas com frações que somem 1. Essa atividade promove a prática de adição de frações e a compreensão de frações equivalentes, alinhando-se à habilidade BNCC (EF03MA11).

5. Frações em Gráficos

Os alunos devem criar gráficos de setores (pizza) que representem frações de diferentes grupos de objetos. Essa atividade ajuda na visualização das frações e na compreensão de como elas se relacionam com o todo, conforme a habilidade BNCC (EF03MA13).

6. Frações e Jogos Digitais

Utilize jogos online que ensinem frações de maneira interativa. Os alunos podem jogar em duplas ou grupos, discutindo as estratégias utilizadas. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo e a prática de frações em um ambiente digital, alinhando-se à habilidade BNCC (EF03MA10).

7. Criação de Histórias com Frações

Pede-se aos alunos que criem uma história em quadrinhos onde as frações desempenham um papel importante. Por exemplo, um personagem que precisa dividir uma pizza. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação das frações em contextos narrativos, conforme a habilidade BNCC (EF03MA12).

8. Frações em Música

Os alunos devem escolher uma música e identificar frações nas letras ou na melodia. Essa atividade conecta a matemática com a arte, ajudando os alunos a perceberem frações em diferentes contextos, alinhando-se à habilidade BNCC (EF03MA13).

9. Atividade de Classificação de Frações

Os alunos recebem uma lista de frações e devem classificá-las em próprias, impróprias e mistas. Essa atividade desenvolve a habilidade de identificar diferentes tipos de frações, conforme a habilidade BNCC (EF03MA11).

10. Criação de um Mural de Frações

Os alunos devem criar um mural coletivo onde cada um traz uma fração e a representa visualmente. Essa atividade promove a colaboração e a troca de conhecimentos sobre frações, alinhando-se à habilidade BNCC (EF03MA10).