15 Ideias de Atividades (BNCC) interdisciplinar matemática e português

1. Jogo de Tabuleiro Matemático e Literário

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam responder a perguntas de matemática e português para avançar. As perguntas podem incluir problemas de adição, subtração, interpretação de texto e gramática. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a interpretação, além de promover a colaboração entre os alunos. Habilidades BNCC: Matemática (EF03MA01), Português (EF15LP01).

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver histórias em quadrinhos que envolvam conceitos matemáticos, como frações ou medidas. Eles devem criar diálogos e enredos que expliquem esses conceitos de forma divertida. Essa atividade integra a criatividade da escrita com a lógica matemática. Habilidades BNCC: Matemática (EF03MA03), Português (EF15LP04).

3. Caça ao Tesouro com Problemas Matemáticos

Organize uma caça ao tesouro onde cada pista é um problema matemático que os alunos devem resolver para encontrar a próxima localização. Isso promove o trabalho em equipe e a aplicação prática da matemática em um contexto divertido. Habilidades BNCC: Matemática (EF03MA05), Português (EF15LP02).

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos explicando um conceito matemático ou uma regra gramatical. Essa atividade envolve pesquisa, roteirização e apresentação, desenvolvendo habilidades de comunicação e expressão. Habilidades BNCC: Matemática (EF03MA04), Português (EF15LP03).

5. Jogos de Raciocínio Lógico

Utilize jogos de raciocínio lógico que envolvam operações matemáticas e interpretação de textos. Jogos como Sudoku ou quebra-cabeças que exigem leitura e resolução de problemas são ótimos para essa atividade. Habilidades BNCC: Matemática (EF03MA02), Português (EF15LP01).

6. Criação de Gráficos com Dados de Leitura

Os alunos podem coletar dados sobre suas leituras e criar gráficos que representem essas informações. Essa atividade une a matemática da estatística com a prática da leitura e interpretação de textos. Habilidades BNCC: Matemática (EF03MA06), Português (EF15LP05).

7. Debates sobre Temas Matemáticos e Literários

Promova debates em sala de aula sobre temas que envolvam matemática e literatura, como a importância da matemática na vida cotidiana e em obras literárias. Isso estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidades BNCC: Matemática (EF03MA07), Português (EF15LP06).

8. Criação de Poemas com Números

Os alunos podem escrever poemas que incluam números e operações matemáticas, explorando a sonoridade e a métrica. Essa atividade estimula a criatividade e a relação entre matemática e arte. Habilidades BNCC: Matemática (EF03MA08), Português (EF15LP07).

9. Análise de Gráficos em Textos

Trabalhe com textos que contenham gráficos e tabelas, pedindo aos alunos que interpretem as informações apresentadas. Isso desenvolve a habilidade de leitura crítica e a compreensão de dados. Habilidades BNCC: Matemática (EF03MA09), Português (EF15LP08).

10. Criação de Jogos de Cartas Educativos

Desenvolva jogos de cartas que envolvam operações matemáticas e vocabulário da língua portuguesa. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Habilidades BNCC: Matemática (EF03MA10), Português (EF15LP09).

11. Resolução de Problemas em Grupo

Proponha problemas que exijam a colaboração dos alunos para serem resolvidos. Eles devem discutir e encontrar soluções, integrando a matemática e a comunicação em português. Habilidades BNCC: Matemática (EF03MA11), Português (EF15LP10).

12. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar que inclua seções sobre matemática e literatura, como dicas de leitura e desafios matemáticos. Essa atividade promove a escrita e a organização de informações. Habilidades BNCC: Matemática (EF03MA12), Português (EF15LP11).

13. Atividades de Leitura com Cálculos

Proponha textos que envolvam cálculos, como receitas ou orçamentos, e peça aos alunos que realizem as operações necessárias. Isso integra a leitura com a prática matemática. Habilidades BNCC: Matemática (EF03MA13), Português (EF15LP12).

14. Estudo de Casos Matemáticos em Literatura

Analise obras literárias que contenham elementos matemáticos, como contos que falem sobre proporções ou medidas. Os alunos devem discutir e apresentar suas análises. Habilidades BNCC: Matemática (EF03MA14), Português (EF15LP13).

15. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que expliquem conceitos matemáticos e regras de português. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a exposição do conhecimento. Habilidades BNCC: Matemática (EF03MA15), Português (EF15LP14).