15 Ideias de Atividades (BNCC) para alunos surdos

1. Contação de Histórias com Libras

Utilizar a contação de histórias em Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma excelente atividade para alunos surdos. A prática pode ser realizada em grupos, onde um professor ou um aluno mais experiente narra uma história utilizando sinais. Essa atividade estimula a imaginação, a criatividade e a compreensão de narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogos de Memória com Sinais

Desenvolver um jogo de memória que associe imagens a sinais em Libras é uma forma lúdica de ensinar vocabulário. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, buscando as combinações corretas. Essa atividade promove a interação social e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividades de Artes Visuais

Incentivar os alunos a criar obras de arte que representem suas emoções ou histórias pessoais pode ser uma atividade enriquecedora. Após a criação, os alunos podem apresentar suas obras utilizando Libras para descrever o que fizeram. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Teatro em Libras

Promover uma atividade de teatro onde os alunos atuem em peças em Libras é uma forma eficaz de desenvolver a expressão corporal e a comunicação. Os alunos podem adaptar histórias conhecidas ou criar suas próprias narrativas. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Leitura de Livros em Libras

Selecionar livros infantis que tenham versões em Libras e realizar leituras em grupo é uma ótima maneira de incentivar a leitura. Os alunos podem discutir as histórias e suas interpretações, promovendo a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Atividades de Música com Sinais

Integrar música e Libras é uma atividade que pode ser muito divertida. Os alunos podem aprender a cantar músicas conhecidas em Libras, desenvolvendo a coordenação motora e a memória. Habilidade BNCC: EF15AR03.

7. Criação de Vídeos em Libras

Os alunos podem ser desafiados a criar vídeos curtos onde expliquem um tema específico utilizando Libras. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de ideias e a apresentação em público. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Caça ao Tesouro com Pistas em Libras

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas sejam dadas em Libras é uma forma divertida de trabalhar a compreensão e a interpretação de sinais. Os alunos devem trabalhar em equipe para decifrar as pistas e encontrar o tesouro. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Debates em Libras

Promover debates sobre temas relevantes para os alunos, utilizando Libras como meio de comunicação, é uma excelente maneira de desenvolver o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP06.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando Libras para os diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual, além de ser uma forma divertida de trabalhar a linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP07.

11. Experimentos Científicos em Libras

Realizar experimentos científicos simples e explicar os processos em Libras é uma maneira eficaz de ensinar ciências. Os alunos podem trabalhar em grupos e apresentar suas descobertas para a turma. Habilidade BNCC: EF15CI01.

12. Atividades de Culinária com Sinais

Envolver os alunos em atividades de culinária, onde eles devem seguir receitas em Libras, é uma forma prática de ensinar medidas e ingredientes. Essa atividade também promove o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15ET01.

13. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Adaptar jogos de tabuleiro clássicos para que possam ser jogados em Libras é uma forma de promover a inclusão e a diversão. Os alunos podem aprender a jogar e a se comunicar durante as partidas. Habilidade BNCC: EF15MA01.

14. Apresentações de Projetos em Libras

Os alunos podem desenvolver projetos sobre temas de interesse e apresentá-los em Libras para a turma. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de informações e a habilidade de falar em público. Habilidade BNCC: EF15LP08.

15. Criação de Blog em Libras

Incentivar os alunos a criar um blog onde compartilhem suas experiências e aprendizados em Libras é uma forma moderna de promover a escrita e a comunicação. Eles podem discutir temas variados e interagir com outros alunos. Habilidade BNCC: EF15LP09.