15 Ideias de Atividades (BNCC) ciências 4º ano

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que envolve o cultivo de diferentes tipos de plantas em sala de aula. Os alunos podem observar o crescimento das plantas em diferentes condições, como luz, água e tipo de solo. Essa atividade está alinhada à habilidade CIENCIAS4ANOS01, que aborda a observação e registro de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade ajuda a entender os processos de evaporação, condensação e precipitação, alinhando-se à habilidade CIENCIAS4ANOS02, que trata dos ciclos naturais e suas interações.

3. Classificação de Animais

Os estudantes podem realizar uma pesquisa sobre diferentes grupos de animais, como mamíferos, aves e répteis. Em seguida, podem apresentar suas descobertas em um mural. Essa atividade está relacionada à habilidade CIENCIAS4ANOS03, que envolve a classificação de seres vivos.

4. Experiência com Magnetismo

Realizar experimentos simples com ímãs para explorar o magnetismo. Os alunos podem testar quais materiais são atraídos pelos ímãs e registrar suas observações. Essa atividade se alinha à habilidade CIENCIAS4ANOS04, que aborda propriedades de materiais e suas interações.

5. Observação do Céu

Organizar uma atividade de observação do céu noturno, onde os alunos podem identificar constelações e planetas. Essa atividade é importante para entender os corpos celestes e está alinhada à habilidade CIENCIAS4ANOS05, que trata do sistema solar e suas características.

6. Construção de Terrários

Os alunos podem criar terrários para estudar ecossistemas. Essa atividade permite observar a interação entre plantas e animais em um ambiente controlado, alinhando-se à habilidade CIENCIAS4ANOS06, que aborda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

7. Experimentos com Água e Óleo

Realizar experimentos para observar a imiscibilidade entre água e óleo. Os alunos podem discutir os resultados e suas implicações, alinhando-se à habilidade CIENCIAS4ANOS07, que trata das propriedades dos líquidos e suas interações.

8. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário de observação da natureza, registrando mudanças no ambiente ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada à habilidade CIENCIAS4ANOS08, que envolve a observação e registro de fenômenos naturais.

9. Estudo dos Sentidos

Realizar atividades que explorem os cinco sentidos, como degustação de alimentos, identificação de cheiros e sons. Essa atividade se relaciona à habilidade CIENCIAS4ANOS09, que aborda a percepção e a importância dos sentidos na interação com o ambiente.

10. Projeto de Reciclagem

Os alunos podem desenvolver um projeto de reciclagem, onde aprendem sobre a importância da redução de resíduos e a separação correta dos materiais. Essa atividade está alinhada à habilidade CIENCIAS4ANOS10, que trata da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente.