15 Ideias de Atividades (BNCC) trânsito ensino fundamental

1. Jogo de Tabuleiro sobre Sinalização de Trânsito

Desenvolva um jogo de tabuleiro onde os alunos possam aprender sobre as diferentes sinalizações de trânsito. Cada casa do tabuleiro pode representar uma situação de trânsito, e os alunos devem responder a perguntas sobre as regras e sinais. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15ET01, que aborda a importância da sinalização para a segurança no trânsito.

2. Criação de Pôsteres Educativos

Os alunos podem criar pôsteres que ilustrem as regras de trânsito e a importância de respeitar as sinalizações. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, além de promover a habilidade EF15AR01, que envolve a produção de obras artísticas com temas sociais.

3. Simulação de Situações de Trânsito

Organize uma simulação em que os alunos possam atuar como motoristas, pedestres e ciclistas. Essa atividade prática ajuda a entender as dinâmicas do trânsito e pode ser relacionada à habilidade EF15ET02, que trata da análise de situações do cotidiano.

4. Debate sobre Segurança no Trânsito

Promova um debate em sala de aula sobre os principais problemas de segurança no trânsito da comunidade local. Os alunos podem pesquisar dados e apresentar suas opiniões, desenvolvendo a habilidade EF15CI01, que envolve a argumentação e a construção de conhecimento crítico.

5. Visita a um Centro de Formação de Condutores

Realize uma visita a um centro de formação de condutores para que os alunos possam entender como funciona a formação de motoristas e a importância da educação no trânsito. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15ET03, que aborda a formação de cidadãos conscientes.

6. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos explicando as regras de trânsito e a importância da segurança. Essa atividade estimula a comunicação e pode ser relacionada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre legislação de trânsito. Os alunos podem se dividir em equipes e competir para ver quem sabe mais sobre as regras. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15ET04, que trata do conhecimento sobre direitos e deveres no trânsito.

8. Criação de um Diário de Trânsito

Peça aos alunos que mantenham um diário onde eles registrem suas observações sobre o trânsito na cidade. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15CI02, que envolve a observação e análise de fenômenos sociais.

9. Mapa do Trânsito da Escola

Os alunos podem criar um mapa do trânsito ao redor da escola, identificando pontos críticos e sugerindo melhorias. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15ET05, que aborda a análise de espaços urbanos e suas características.

10. Campanha de Conscientização

Os alunos podem desenvolver uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito, utilizando cartazes, vídeos e redes sociais. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR02, que envolve a promoção de ações artísticas em prol de causas sociais.